Reconhecimento facial: nova tecnologia nas escolas de Paranavaí
CATEGORIA: EDUCAÇÃO - 07 DE FEVEREIRO 2018

  946
Reconhecimento facial: nova tecnologia nas escolas de Paranavaí

Todas as escolas e creches da rede municipal de Paranavaí vão começar a utilizar uma nova tecnologia para registrar a presença dos estudantes e garantir mais segurança para os pais. Os mais de 7 mil alunos do 1º ao 5º ano estão sendo cadastrados no novo sistema de gestão e vão registrar a entrada na escola através do reconhecimento facial.

 

Todas as instituições da rede municipal já estão com os equipamentos instalados. Os primeiros cadastros para testes e ajustes do sistema foram feitos na Escola Municipal Hermeto Botelho. “Para a escola, essa é uma tecnologia que vem trazer um avanço incrível. O registro de presença através do reconhecimento facial traz muito mais segurança para os pais, de saberem que a criança realmente está na escola, e traz mais segurança também para nós, que somos os responsáveis por esses alunos enquanto estão no horário escolar. Além disso, o sistema nos ajuda a economizar tempo com a chamada em sala de aula e também a economizar recursos com o melhor gerenciamento da merenda escolar. Isto porque as cozinheiras já recebem um comunicado do sistema informando quantas crianças estão na escola naquele dia e quantas refeições precisam ser servidas, evitando o desperdício”, avalia a diretora da Escola Hermeto Botelho, Claudimeire Vicente.

 

Caso a criança falte à aula ou não faça o reconhecimento facial, os pais recebem uma mensagem no celular informando a ausência dos filhos. Se o aluno faltar por cinco dias consecutivos, o Conselho Tutelar é acionado para fazer contato com a família e saber o motivo da ausência da criança.

 

O município investiu R$ 500 mil para a compra do sistema de gerenciamento de informações escolares. Segundo a secretaria de Educação, até o final de fevereiro, todas as crianças já devem estar cadastradas para o funcionamento total do reconhecimento facial nas escolas.

 

“O sistema busca fazer um gerenciamento das ações pedagógicas e administrativas de cada escola, trazendo mais agilidade e rapidez em todo o processo escolar. Assim, é possível que a secretaria de Educação acompanhe ainda mais de perto o trabalho de cada instituição, e a direção também pode acompanhar tudo que acontece dentro da escola em tempo real. O sistema faz a gerência de todo o trabalho da secretaria da escola, com impressão de históricos, boletim escolar, gerando maior economia com a redução de papel, por exemplo. Através dele nós temos o controle de todas as escolas, desde os alunos presentes naquele dia, o cadastro escolar de cada aluno, a infraestrutura da escola, a merenda, a ligação com o Conselho Tutelar, transporte, biblioteca, etc. Nós vamos conseguir ter um diagnóstico inteligente da situação de todas as escolas”, explica a secretária de Educação, Adélia Paixão.

 

 

Galeria de Fotos





© COPYRIGHT 2017 - CNPJ: 76.977.768/0001-81 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.