Rede municipal tem mais de 7 mil alunos de volta às aulas
CATEGORIA: EDUCAÇÃO - 06 DE FEVEREIRO 2018

  443
Rede municipal tem mais de 7 mil alunos de volta às aulas

Mais de 7,1 mil alunos das escolas da rede municipal voltaram às aulas nesta terça-feira (6) e todos os serviços já estão garantidos. Somando alunos das escolas e creches, são 9.050 alunos atendidos diariamente pela Secretaria de Educação. Entre as novidades para este ano duas chamam a atenção pela modernização: os alunos terão sistema de reconhecimento facial na entrada das escolas e todas as salas estarão climatizadas até o fim do ano.

 

O planejamento da secretaria é garantir conforto e segurança para cada aluno da rede municipal. Para a secretária Adélia Paixão, a implantação do sistema de reconhecimento facial e ar-condicionado nas escolas é um grande avanço. “O novo sistema, que está sendo instalado em todas as escolas, começa a funcionar ainda esta semana, garantindo mais segurança, economia e o gerenciamento da gestão escolar. Temos que garantir que cada aluno tenha educação de qualidade, conforto e bom desenvolvimento em sala de aula”, enfatizou.

 

Período Integral - Atualmente a Secretaria de Educação possui 550 professores, número que cobre 100% da demanda e faz com que todas as escolas possuam a quantidade correta de professores. “Entre substituições e novas contratações, somente em 2017, foram 73 professores chamados pela secretaria. Com as mudanças nas escolas Edith Ebiner (que atende 177 alunos) e Deusdete Ferreira de Cerqueira Neto (que atende 283 alunos), aumentamos de 8 para 10 o número de escolas em período integral. E não foram apenas professores, pois tivemos outras 49 contratações entre agentes de apoio educacional, cozinheiras, agentes administrativos e agentes de conservação”, disse Adélia.

 

Merenda Escolar - Serviço essencial no dia-a-dia das escolas, a merenda escolar já está licitada. “Todas as escolas estão com os alimentos nas cozinhas e prontos para o início do ano letivo. Temos muita preocupação em disponibilizar uma merenda que satisfaça cada criança, afinal, servimos mais de 16 mil refeições por dia. São R$ 3,5 milhões de investimento apenas com merenda escolar e mais de 60% desse valor é custeado com recursos próprios da secretaria”, afirmou Adélia.

 

Transporte de alunos - Entre linhas próprias e terceirizadas, o transporte escolar percorreu mais de um milhão de quilômetros para atender todos os alunos. Durante os 206 dias letivos, foram 367.676 km percorridos por linhas próprias e 670.563 por linhas terceirizadas. “Nós investimos com a manutenção dos ônibus, pagamento de combustível e custeio dos motoristas quase R$ 4 milhões em 2017, e para este ano já temos o transporte em pleno funcionamento. Estamos aprimorando a cada dia nossos serviços para que cada aluno tenha uma formação completa e de qualidade”, garantiu Adélia.

 

Novas creches - Para este ano, a secretaria também tem no planejamento a construção de dois novos Centros de Educação Infantil (CMEIs) e a reforma de outros dois. “Vamos construir uma creche para atender 121 crianças no Distrito do Sumaré e outra para atender 325 crianças no Conjunto Luiz Lorenzetti. São duas necessidades que identificamos e já estamos atrás de recursos e projetos para viabilizar essas creches. Além disso, também vamos iniciar a reforma e ampliação das creches Lucilene dos Santos Rodrigues e Menino Davi”, finalizou a secretária.

Galeria de Fotos





© COPYRIGHT 2017 - CNPJ: 76.977.768/0001-81 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.