Profissionais da Educação se preparam para o início do ano letivo
CATEGORIA: EDUCAÇÃO - 05 DE FEVEREIRO 2018

Profissionais da Educação se preparam para o início do ano letivo

Mais de 7,1 mil alunos das escolas da rede municipal voltam às aulas nesta terça-feira, dia 6 de fevereiro. E para receber bem a cada um deles, os mais de mil profissionais de Educação do município (professores, agentes de apoio e equipe pedagógica) participaram nesta segunda-feira (5) da 1ª Capacitação Pedagógica de 2018, no Centro de Eventos. O objetivo é preparar e motivar os profissionais para os desafios do ano letivo.

“Reconhecimento e gratidão são as palavras que expressam o que sinto. Isto porque em 2017 os nossos profissionais se empenharam ao máximo para desenvolver um excelente trabalho dentro de nossas escolas, CMEIs e CEIs. Prova disso foram as inúmeras premiações que recebemos a nível municipal, regional e até nacional. O município de Paranavaí tinha uma dívida de precatória de horas atividades desde 2004, de mais de R$ 2,4 milhões. Este valor foi quitado na íntegra, em uma só parcela, no primeiro dia de trabalho de 2018. Este dinheiro foi depositado em juízo, para que no máximo em 90 dias seja repassado aos 229 professores com direito a esta causa. Nosso prefeito entendeu ser justo e correto quitar esta dívida que se arrastava há anos. Por isso, agradecemos ao KIQ por este reconhecimento e respeito com nossos professores”, destacou a secretária de Educação, Adélia Paixão.

Para a secretária, uma das grandes conquistas para o ano letivo de 2018 é a implantação de um sistema de reconhecimento facial em todas as escolas e CMEIs do município. “O novo sistema, já instalado em todas as escolas, começa a funcionar ainda esta semana, garantindo mais segurança, economia e o gerenciamento da gestão escolar. Ainda teremos a inovação da gestão compartilhada e vamos promover ações de formação e valorização dos professores e profissionais da Educação. Todos serão chamados a construir o planejamento que norteará as intervenções necessárias em cada escola, estabelecendo as prioridades”, enfatizou.

Mas para a Educação continuar tendo resultados positivos, Adélia frisou que a participação e comprometimento da comunidade escolar é fundamental. “O nosso desafio é tornar a escola em um ambiente cada vez mais acolhedor e integrado com a comunidade. Este é um compromisso que precisa ser assumido por todos nós, porque queremos tornar a escola pública de Paranavaí cada vez melhor. Precisamos continuar lutando sempre e juntos por uma educação de qualidade, abrangente, acessível a todos e com resultados positivos para a comunidade. Acreditamos que juntos somos capazes de promover as mudanças que consideramos necessárias”.

Reconhecimento das lideranças – Acompanhado dos vereadores Carlos Alberto João e Claudemir Barini, o presidente da Câmara Municipal de Paranavaí, vereador José Galvão, ponderou que “tudo que a sociedade precisa é que os nossos profissionais sejam capacitados para desenvolver bem seu trabalho, ensinar nossas crianças com qualidade. A Câmara está sempre à disposição para dar todo o apoio ao trabalho que toda a equipe da Educação vem fazendo. No último ano, foi visível como o nível educacional em Paranavaí melhorou. Antes os pais nos procuravam querendo vaga para uma determinada escola do município. Hoje, podemos observar que isso mudou. As escolas municipais estão com um nível elevado de ensino e as famílias têm oportunidades iguais, as crianças têm um ensino de qualidade em todas as instituições”.

A cerimônia de abertura da 1ª Capacitação Pedagógica de 2018 também contou com a presença do assessor parlamentar Fábio Ferreira de Souza, representando o deputado estadual Tião Medeiros. “É muito bom começar uma semana e ver, em plena segunda-feira, tantas pessoas comprometidas com a Educação, com as nossas crianças, para que possam ter um ano proveitoso e com muita qualidade no ensino. O deputado Tião Medeiros é um grande defensor da Educação. No ano passado, por exemplo, foram conquistados mais de R$ 2,4 milhões para as escolas de Paranavaí através de importantes programas como o Escola 1.000, o Reparo Rápido e o Renova Escola, e este ano vai ser melhor ainda. Desejamos que 2018 seja um ano muito produtivo e de bastante conhecimento para todos da Educação”, finalizou.

Durante o dia de capacitação, os profissionais da Educação puderam assistir a três palestras. No período da manhã, a palestra de abertura foi com o renomado historiador brasileiro e professor da Unicamp, Leandro Karnal. À tarde, as equipes pedagógicas, agentes de apoio educacional, estagiários e convidados, participaram da palestra com o professor Nino Paixão, enquanto os motoristas, secretários, cozinheiras e agentes de conservação participaram de um treinamento com o professor Luciano Gonçalves de Lima.