Prefeitura retira radar móvel das ruas de Paranavaí
CATEGORIA: PATRIMÔNIO PÚBLICO E TRÂNSITO - 30 DE JANEIRO 2018

  822
Prefeitura retira radar móvel das ruas de Paranavaí

A partir desta terça-feira (30) os moradores de Paranavaí não encontrarão mais o radar móvel nas ruas da cidade. Um compromisso assumido pelo prefeito KIQ, a retirada do radar móvel já vinha sendo discutida desde o início da administração, mas só foi possível graças ao planejamento em longo prazo para aumentar a segurança e a fiscalização no trânsito com a instalação dos controladores de avanço de sinal e radares fixos.

 

Segundo o prefeito, apesar da retirada do radar móvel, algumas pessoas continuarão reclamando por conta dos radares fixos. “Sempre teremos pessoas que vão reclamar de tudo, não importa o que você faça. Quem está acostumado a andar acima da velocidade e furar sinal sempre vai achar que nós estamos errados. Eu prometi aumentar a segurança e a fiscalização, e é isso que estou fazendo com a instalação de controladores de avanço de sinal e o planejamento para colocar radares fixos. Andar em conformidade com a lei é um dever do cidadão e cobrar a aplicação é um direito do poder público”, ressaltou KIQ.

 

Com a previsão do fim do radar móvel, a Prefeitura se programou para instalar 10 controladores de avanço de sinal em Paranavaí. Dois já estão funcionando nos seguintes pontos: nos cruzamentos da Heitor de Alencar Furtado com a Ettore Giovine, em frente à rodoviária, e da Luiz Spigolon com a Pernambuco. Os outros oito controladores já foram licitados e estão em fase de instalação. A previsão é de que em até 60 dias todos estejam funcionando.

 

Para o secretário Heron Radke, a função do controlador de avanço de sinal é dar mais segurança à população e fiscalizar o cumprimento da legislação de trânsito. “É importante reduzirmos a velocidade de tráfego nas vias coletoras e arteriais, que são as ruas de ligações entre os bairros. O controlador é realidade em todas as cidades de porte médio e grande e é um mecanismo funcional para conter acidentes e melhorar a segurança da população”, afirmou.

 

“O objetivo dos controladores de avanço de sinal é inibir o descumprimento da lei, uma vez que os condutores que avançam o sinal vermelho, desrespeitando a sinalização de trânsito, são notificados com multa no valor R$ 293,47 além de sete pontos na habilitação”, disse Heron.

 

O funcionamento do sistema é simples, mas também possui exceções, segundo Heron. “s controladores são câmeras de monitoramento que funcionam 24 horas. Um sensor instalado na faixa detecta quando o veículo fura o sinal vermelho. Um agente de trânsito analisa as imagens e determina se houve infração ou não, mas existem casos específicos em que o motorista vai poder furar o sinal, como por exemplo, dar passagem para veículos de emergência (ambulâncias, viatura dos bombeiros ou da polícia). Outro caso é de risco iminente ao motorista durante a madrugada”.

 

 

Confira os outros 8 pontos onde serão instalados os controladores:

- Avenida Heitor de Alencar Furtado x Avenida Tancredo Neves

- Avenida Heitor de Alencar Furtado x Rua Luis Spigolon

- Avenida Heitor de Alencar Furtado x Rua Miljutin Cojei

- Avenida Heitor de Alencar Furtado x Rua Amazonas

- Avenida Rio Grande do Norte x Rua Guaporé

- Avenida Rio Grande do Norte x Rua Souza Naves

- Avenida Paraná x Rua Antônio Felipe

- Avenida Paraná x Avenida Marechal Cândido Rondon

 

 

Galeria de Fotos





© COPYRIGHT 2017 - CNPJ: 76.977.768/0001-81 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.