Município repassa R$ 3,4 milhões em subvenções para creches conveniadas
CATEGORIA: EDUCAÇÃO - 03 DE JANEIRO 2018

Município repassa R$ 3,4 milhões em subvenções para creches conveniadas

Já no primeiro dia útil do ano, o prefeito KIQ assinou a liberação de quase R$ 3,4 milhões em recursos de subvenção para os Centros de Educação Infantil (CEIs) conveniados, que atendem 881 crianças de 0 a 5 anos do município. Hoje, o município tem convênio com sete CEIs: Educandário São José, Grupo Irmã Sheila, Grupo Nossa Senhora de Fátima, Casa da Criança, APMI, Pequeninos de Santa Rita e CEI Santa Terezinha. O repasse das subvenções ajuda na manutenção dos trabalhos durante o ano letivo.

“Conseguimos um acréscimo de 15% no valor dos convênios, para que possamos dar às crianças o atendimento que elas necessitam. Em 2017 foram repassados pouco mais de R$ 2,9 milhões para os CEIs conveniados. O acréscimo é permitido por Lei e é importante para que as entidades consigam ter um fôlego um pouco maior para atender às nossas crianças. Esse convênio é, em especial, para o custeio dos profissionais e para outros gastos como água, luz, complemento da merenda, etc. Uma das queixas era de que o município fazia a assinatura desses convênios um pouco tarde, o que comprometia o primeiro e algumas vezes até o segundo mês de pagamento dos profissionais das creches. Por isso decidimos fazer a assinatura já no primeiro dia útil do ano para possibilitar já o primeiro pagamento do ano. É um trabalho de muita qualidade que os CEIs fazem com as crianças, tanto que a procura por vagas é muito grande”, destacou a secretária de Educação, Adélia Paixão.

Para o prefeito KIQ, o aumento no repasse das subvenções é mais um compromisso assumido sendo cumprido. “Assumimos um compromisso em 2017 de dar um aumento de 15% nestes repasses, e estamos cumprindo. Isso significa quase meio milhão a mais sendo repassados aos CEIs. Posso até parecer repetitivo em dizer isso, mas não estou preocupado em fazer obras. Eu quero resolver problemas e corrigir injustiças. Nós reconhecemos a importância do trabalho que as creches conveniadas fazem para nos ajudar a atender a demanda de crianças do município, que é grande. Não tivemos aumento nos repasses de recursos para o município, mas graças às medidas de economia que adotamos deste o início, este aumento das subvenções para as creches está sendo possível agora. Sabemos que cada instituição faz um trabalho voluntário, com sacrifício e de coração. Por isso, o que pudemos fazer para reconhecer e apoiar este trabalho, nós faremos. Sempre buscando o diálogo, o aperfeiçoamento do trabalho, com um bom planejamento”, frisou.

“Nós só podemos agradecer por toda a abertura e apoio que a Secretaria de Educação nos deu durante todo o processo de mudança de documentação. O aumento no repasse é muito importante para a manutenção dessa parceria. O voluntariado é algo que poucas pessoas estão dispostas a exercer e os recursos são muito importantes para que possamos fazer um trabalho de qualidade”, agradeceu Carlos Araújo, voluntário do CEI Santa Terezinha.

Além das subvenções, os CEIs também receberam nesta quarta-feira (3) um repasse de R$ 210.199,08 do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).