Femup teve apresentações de artistas de 10 estados brasileiros
CATEGORIA: CULTURA - 21 DE NOVEMBRO 2017

Femup teve apresentações de artistas de 10 estados brasileiros

Artistas de dez estados brasileiros estiveram em Paranavaí no último fim de semana, participando das apresentações do 52º Femup (Festival de Música e Poesia de Paranavaí) e 49º Concurso Literário de Contos. A programação deste ano teve sete dias de atividades nos principais pontos culturais da cidade. Na sexta e no sábado (17 e 18) aconteceram as noites de gala do Festival, com as apresentações das 24 músicas, 12 poesias e 8 contos selecionados nas fases regional e nacional.

As tradicionais noites festivas do Femup tiveram apresentações de músicos e declamadores dos estados de Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Ceará e Paraná.

Este ano o Femup bateu o recorde de trabalhos recebidos, inscrições de obras inéditas de 5 países. No total, foram 1.294 inscrições, 35% a mais que em 2016. O Festival recebeu inscrições de 350 cidades de todos os Estados brasileiros, inclusive o Distrito Federal, além de trabalhos vindos da França, Alemanha, Portugal e Japão.

As comissões julgadoras de cada categoria tiveram bastante trabalho para selecionar os melhores trabalhos entre as 635 poesias, 383 contos e 276 músicas inscritas para o 52º Femup. Só na Regional de Cultura, que compreende os municípios da Amunpar, foram 107 trabalhos inscritos (50 poesias, 39 músicas e 18 contos).

Cada artista classificado para a fase nacional levou para casa o troféu Barriguda, R$ 1,5 mil, dez antologias, além de terem alimentação e hospedagem custeadas pela Fundação Cultural. Na categoria regional, o prêmio foi de R$ 1 mil. E cada um dos 12 declamadores selecionados no 23º Festival Zé Maria de Declamação foi premiado com R$ 600.