Guardas Municipais recebem treinamento para uso de armas não letais
CATEGORIA: PATRIMÔNIO PÚBLICO E TRÂNSITO - 08 DE NOVEMBRO 2017

Guardas Municipais recebem treinamento para uso de armas não letais

Com o objetivo de dar mais segurança aos guardas municipais e também à população, a Secretaria de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito comprou armas não letais para uso diário da Guarda Municipal. Um curso de capacitação está sendo ministrado pelo secretário Heron Radke, que afirma que as armas começam a ser utilizadas ainda neste mês.

“Estamos capacitando os guardas para que eles possam usar esse dispositivo elétrico incapacitante. Esse é um instrumento que já é utilizado por várias instituições de segurança pública em todo o Brasil. Ele proporciona maior segurança aos servidores no desempenho de suas atribuições, uma vez que tem propriedade de incapacitar e/ou debilitar temporariamente o infrator, através de pulsos elétricos que agem sobre o sistema nervoso neuromuscular”, explicou Heron.

Os guardas estão recebendo todas as instruções teóricas sobre a legislação pertinente ao uso de equipamentos não letais, bem como aulas práticas sobre os procedimentos técnicos operacionais. “A arma dispara dois dardos que se conectam ao indivíduo por meio de fios e emitem pulsos elétricos à distância. Essa é uma medida eficiente para reduzir a probabilidade de uso de força letal, reduzir as lesões aos suspeitos como uma opção segura e reduzir as lesões causadas pelos suspeitos aos policiais, pois há menos necessidade de contato físico”, afirmou o secretário.

Ações da GM - Até o dia 31 de outubro a GM registrou 1.307 ocorrências; e apreendeu 14 menores de idade e prendeu 120 maiores de idade (todos encaminhados à delegacia da Polícia Civil). Os crimes que mais foram registrados: dano ao patrimônio público (34), droga para consumo pessoal (25), furto (20), ameaça (19), desacato (10) e roubo (9).