Aplicativo que mapeia asfalto já está em funcionamento
CATEGORIA: DESENVOLVIMENTO URBANO - 25 DE OUTUBRO 2017

Aplicativo que mapeia asfalto já está em funcionamento

A Prefeitura de Paranavaí já está utilizando o aplicativo que mapeia o asfalto da cidade. A nova plataforma é moderna, ágil e vem para facilitar o trabalho das secretarias de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano. O aplicativo “Gemap” vai auxiliar os agentes de campo da prefeitura na hora de identificar a situação do asfalto e já tem chamado a atenção de outras prefeituras.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Darlan Alves, estará nesta quarta-feira, dia 26, em Umuarama para participar de um congresso, e vai apresentar os benefícios do aplicativo. “Por ser algo novo no mercado, outras prefeituras já nos procuraram com o interesse de também terem o aplicativo”.

O Gemap foi desenvolvido em parceria com a empresa Peker, de Curitiba, e a Universidade Paranaense (Unipar). O projeto foi dividido em duas fases: a 1ª corresponde ao desenvolvimento do aplicativo para os agentes de campo mapearem as ruas da cidade e a situação em que elas se encontram. Já na 2ª fase, o aplicativo será disponibilizado para a população ajudar a prefeitura a fiscalizar a qualidade do asfalto. “Estamos fazendo o lançamento de dados no sistema, cadastrando ruas, contratos e todas as informações necessárias. Por enquanto é um processo interno, mas em breve toda a população terá acesso ao aplicativo”, disse Darlan.

“O aplicativo vai nos permitir fazer uma escala de trabalho técnica e justa, a população vai poder fiscalizar com mais facilidade, pois todas as informações do contrato estarão disponíveis no aplicativo. Estamos negociando uma parceria com o aplicativo Waze para que tenhamos uma integração de banco de dados completa. Quanto mais completo for, melhor”, ressaltou Darlan.

Uma das funções do aplicativo é dar opções aos agentes de campo e moradores de cada região. O agente de campo vai poder classificar e qualificar cada rua e quando houver um trecho já mapeado, é possível atualizar. “Essa opção vai nos permitir um compartilhamento em tempo real das informações. As pessoas vão poder tirar fotos do local para informar mais detalhadamente o que precisa ser feito em cada rua”, disse o prefeito.

Segundo o prefeito KIQ, “com um mapeamento completo das ruas da cidade, será possível identificar a qualidade do asfalto, os locais que mais precisam de um serviço de recuperação e todos os dados referentes à obra, como o valor do contrato, a empresa que executou o serviço e o prazo de garantia”.

O aplicativo faz parte do planejamento em longo prazo para Paranavaí. “Queremos deixar um legado que vá além do meu tempo como prefeito. Planejar os avanços para as próximas décadas e atender os anseios da população é uma obrigação do Poder Público”, finalizou KIQ.