Descarte irregular de lixo pode gerar multas de até R$ 15 mil
CATEGORIA: MEIO AMBIENTE - 16 DE OUTUBRO 2017

Descarte irregular de lixo pode gerar multas de até R$ 15 mil

A Secretaria de Meio Ambiente recebeu nos últimos dias algumas denúncias através da Ouvidoria Municipal sobre o descarte irregular de lixo no terreno ao lado da UBS Ivo Pierin, localizada no Conjunto Francisco Luiz de Assis. O cidadão que for flagrado ou denunciado cometendo irregularidades quanto à limpeza pública pode sofrer multas que chegam a quase R$ 15 mil.

Após o recebimento da denúncia, técnicos da secretaria estiveram no local e constataram a sujeira causada pelo descarte irregular do lixo. Ainda nesta semana, segundo o secretário de Meio Ambiente, Ramiro Kulevicz, será feita a limpeza do terreno. “Além de limparmos o local, vamos deixar uma placa informando que o descarte de lixo naquele terreno é irregular e pode gerar multas pesadas. Nós pedimos a colaboração dos moradores para que nos ajudem a fiscalizar”, disse.

Os valores das multas estão relacionados a gravidade da infração cometida pela pessoa. Conforme a Lei Municipal 3.641 de 2010, para infrações leves a multa varia de R$ 80 a R$ 1466; para infrações graves a multa varia de R$ 1466 a 5.130; e para infrações consideradas gravíssimas a multa vai de R$ 5.130 a R$ 14.659.

Qualquer pessoa pode ajudar a prefeitura a manter os espaços públicos limpos através de denúncias pela Ouvidoria Municipal. Se você constatar alguma irregularidade, basta ligar no telefone 156 ou mandar uma mensagem para o 99114-1389 (Whatsapp) que a denúncia será registrada.