"Sábado Rosa" terá atividades de prevenção e orientação sobre o câncer de mama
CATEGORIA: SAÚDE - 16 DE OUTUBRO 2017

"Sábado Rosa" terá atividades de prevenção e orientação sobre o câncer de mama

Outubro é o mês dedicado à saúde da mulher. Todos os dias, a Secretaria Municipal de Saúde tem alguma programação especial para dar uma atenção a mais às mulheres de Paranavaí.

Na programação do Outubro Rosa, a coordenação do programa Saúde da Mulher e da Criança está organizando o “Sábado Rosa”, que acontecerá no próximo dia 21, das 8h às 16h, em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Neste dia, as mulheres que procurarem os postinhos poderão fazer coleta de preventivo, exames clínicos das mamas e assistir a palestras educativas.

No sábado também acontece a Caminhada Rosa, com saída da Praça dos Pioneiros marcada para às 9h. A caminhada vai percorrer o Centro da cidade, até a Prefeitura. Em paralelo, algumas equipes vão realizar a “Parada Rosa” no calçadão da Rua Souza Naves, das 9h às 14h, com orientações, adesivagem de carros e a realização de testes rápidos.

Mais atividades – Nesta terça e quarta-feira (17 e 18), o Ônibus Lilás (da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social) estará estacionado no pátio da Prefeitura, das 8h às 16h, oferecendo orientações a respeito de violência contra a mulher e testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais. Este serviço estará sendo realizado em parceria com as secretarias de Assistência Social e Saúde.

No mês dedicado à saúde das mulheres, médicos e enfermeiros vão participar de uma capacitação com a mastologista Dra. Maria Emília Bezerra da Costa, no dia 23 de outubro (segunda-feira). A capacitação vai acontecer no Centro Regional de Especialidades (CRE).

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) também estão cumprindo um cronograma com horário especial de atendimento para um trabalho de prevenção extra às mulheres. “Nós fizemos um cronograma e cada dia da semana uma ou duas UBS vão atender especialmente as mulheres em horário diferenciado, das 17h às 19. As mulheres poderão fazer os exames e ainda receber orientações sobre o câncer de mama e de útero”, explica a coordenadora do programa Saúde da Mulher e da Criança, Mariana Salvadego Águila.

Durante todo o mês, as equipes da Secretaria de Saúde também estão visitando as empresas promovendo palestras e alertando as mulheres sobre a importância da prevenção. Como a ação é por livre demanda, as empresas interessadas podem entrar em contato com a coordenação do Programa Saúde da Mulher e da Criança através do telefone (44) 3422-5244 para obter mais informações ou agendar visitas.

O projeto “Outubro Rosa” utiliza como símbolo o laço rosa, representando internacionalmente a luta contra o câncer de mama. A campanha tem como objetivo esclarecer não só para as mulheres, mas para toda a população, sobre a importância da realização de exames periódicos, como o autoexame de mama e a mamografia. A doença é o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo.