Agricultura libera estrada rural que estava interditada há quase três anos
CATEGORIA: AGRICULTURA - 28 DE SETEMBRO 2017

Agricultura libera estrada rural que estava interditada há quase três anos

A Secretaria de Agricultura conseguiu recuperar nesta semana mais uma estrada rural pertencente a Paranavaí. A estrada Curva da Areia, no trecho que liga a estrada do Cristo Rei ao Alto Café, que estava há dois anos e oito meses interditada, agora está em ótimas condições de uso para a população.

“As pessoas estavam impossibilitadas de trafegar pela estrada, e isso era muito prejudicial. Os produtores rurais que residem e/ou possuem propriedade rural na região tinham muita dificuldade para se deslocar, mas agora o problema está resolvido. A prefeitura é responsável pela manutenção das vias públicas rurais e temos feito grandes esforços para deixá-las em boas condições. O serviço de readequação da estrada foi realizado de forma integral, com adequação e correção do leito da estrada, quebra de barrancos, recuperação das áreas degradadas e recuperação dos danos ambientais causados pelas erosões no Ribeirão Agua Nova, contribuindo, assim, para preservação dos recursos hídricos do município”, disse o Secretário de Agricultura, Tarcísio Barbosa de Souza.

Os serviços de manutenção e readequação da Secretaria de Agricultura já recuperaram mais de 600 quilômetros de estradas rurais em nove meses de trabalho. “Com o levantamento real da situação das estradas, licitações e locações de horas máquinas, estamos executando os serviços e deixando as estradas em condições de uso”, afirmou Tarcísio.

Ainda segundo Tarcísio, o resultado positivo da secretaria se deve aos dias de estiagem e o planejamento minucioso feito pela secretaria. “Primeiro nós fizemos um levantamento detalhado para definirmos os níveis de prioridade do cronograma de prestação de serviços. Foram levados em conta os itens de trafegabilidade, manutenção, impacto ambiental e necessidade de readequação. Além disso, também fizemos uma licitação para recuperação de máquinas, locamos horas máquinas e reassumimos em março a parte de execução das estradas rurais”, explica Tarcísio.