Secretaria de Saúde entrega cadeiras motorizadas para pacientes
CATEGORIA: SAÚDE - 20 DE SETEMBRO 2017

Secretaria de Saúde entrega cadeiras motorizadas para pacientes

Cinco moradores de Paranavaí receberam nesta quarta-feira (20) suas novas cadeiras de rodas motorizadas. As cadeiras foram compradas pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amunpar, com recursos liberados para o município através de um convênio entre o Ministério da Saúde e a Secretaria da Saúde do Estado do Paraná. As cinco cadeiras motorizadas entregues aos pacientes somam um investimento de R$ 25 mil.

A Maria Aparecida Ratti Tissu foi buscar a cadeira nova e comemorou muito. “Estava esperando há mais de um ano. Tive um AVC há quase um ano e meio e desde então preciso da cadeira de rodas para me locomover, mas sempre dependendo de ajuda. Esta cadeira motorizada vai ser muito boa para me ajudar a me locomover sozinha”, disse ela.

Outro paciente atendido foi o Aderaldo da Silva. A irmã dele foi buscar cadeira motorizada e agradeceu. “Faz 4 anos que ele está na cadeira de rodas, depois de ter uma atrofia no cerebelo. Ele pesa muito, 120kg, e para mim, que cuido dele, é muito difícil e cansativo para levantar ele, empurrá-lo para todo lado. Com a cadeira normal ele fica muito limitado, sempre parado na área de casa. Com a cadeira nova ele vai conseguir ter mais autonomia, vai poder se mover sozinho”.

Para a secretária de Saúde de Paranavaí, Andréia Vilar, “a aquisição destas cadeiras é muito importante para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e também dos familiares e cuidadores. Uma cadeira motorizada possibilita maior autonomia e mobilidade a estes pacientes. É uma conquista muito importante”, avaliou.