Prefeitura e Unespar iniciam curso de Qualificação Profissional para servidores
CATEGORIA: ADMINISTRAÇÃO - 18 DE SETEMBRO 2017

Prefeitura e Unespar iniciam curso de Qualificação Profissional para servidores

Marcando o início de uma parceria entre a Prefeitura e a Unespar, a Secretaria de Administração lançou nesta segunda-feira (18) o Programa de Qualificação Profissional para os servidores municipais, que vai oferecer diversos cursos, levar conhecimento, e ainda ajudar na melhoria da atividade profissional e da qualidade de vida dos servidores.

“O legado que queremos deixar vai muito além de obras na cidade. As contribuições imateriais, que são os investimentos na qualificação dos nossos servidores, têm mais importância do que uma obra. Nada adianta ter um posto de saúde, se não tivermos um médico capacitado para atender. As máquinas da Secretaria de Infraestrutura não fazem nada sozinhas. Mais do que obras físicas, precisamos investir nas pessoas”, enfatizou o prefeito KIQ.

O primeiro curso oferecido dentro do Programa será o de Gestão Pessoal, que vai abordar assuntos como qualificação profissional, comportamento organizacional, comunicação, interação, marketing pessoal e orçamento doméstico.

“Nós queremos ajudar os servidores a melhorar sua gestão pessoal, suas relações interpessoais, autoestima, limites financeiros, enfim, sua qualidade de vida pessoal e no trabalho. Porque quando a pessoa se sente feliz consigo mesmo, consegue levar sua vida de uma maneira organizada e tranquila, ela também produz melhor no trabalho”, destaca o secretário de Administração Hugo Morgado Braga.

Para o professor Antônio Rodrigues Varela Neto, responsável pelo curso, enalteceu a boa gestão do prefeito KIQ. “Estou em Paranavaí desde 1961 e essa é a primeira vez que um verdadeiro administrador assume a Secretaria de Administração. Essa também é a primeira vez que a prefeitura oferece um curso de gestão para os servidores. Os chefes de poderes escolhem políticos e deixam os técnicos de lado, e é justamente por isso que o Brasil está nessa situação. Felizmente, aqui em Paranavaí vemos o prefeito KIQ tomando uma atitude diferente e priorizando a gestão. Com certeza esse é apenas o começo de um grande projeto que vai favorecer milhares de servidores municipais”.

O curso de Gestão Pessoal foi montado com quatro turmas de 25 servidores. O curso terá duração de cinco semanas (com aulas uma vez por semana para cada turma) e será ministrado pelo professor Varela. “Ao final do curso, os participantes receberão um certificado de 25 horas que vai valer para contagem de pontuação na Avaliação de Desempenho. Nesta primeira etapa do Programa, vamos oferecer este curso para 250 servidores até o final deste contrato”, frisa Hugo.

“O município está preocupado em dar boas condições para os servidores. Queremos que os servidores cresçam em suas áreas de atuação e aprendam a gerir os próprios recursos. E não é apenas uma ação momentânea. Vamos dar continuidade com consultorias, sempre pensando em melhorar o serviço público”, afirmou KIQ.

Também presente no lançamento do curso, o reitor da Unespar, professor Antônio Carlos Aleixo, exaltou a parceria com a prefeitura e se colocou à disposição para ministrar aulas nos próximos cursos. “Eu fui servidor público e sei da importância que os cursos de qualificação têm. Ninguém nasce sabendo tudo, por isso, precisamos estar sempre nos atualizando, aprendendo e estudando. Essa parceria vai permitir melhorar e muito a vida e o serviço dos servidores”, exaltou.

Saiba que assuntos serão abordados no curso de Gestão Pessoal:

Aula 1

* Gestão Pessoal (3h)

- Processo de Gestão

* Qualificação Profissional (1h)

- Conhecimento

- Energia

- Conhecimento do setor

Aula 2

* Comportamento Organizacional (4h)

- Estudo do decreto estabelecendo o código de ética da Prefeitura de Paranavaí

- Conscientização de cidadania: “A mudança começa por nós”