Fórum "De Caso com a Palavra" será realizado em Paranavaí
CATEGORIA: CULTURA - 04 DE SETEMBRO 2017

  392
Fórum "De Caso com a Palavra" será realizado em Paranavaí

No dia 5 de setembro, Paranavaí recebe o fórum “De Caso com a Palavra”, idealizado pela escritora Cléo Busatto. O tema do encontro é “Os efeitos e afetos da literatura em nossa vida”. O evento, voltado aos mediadores de leitura, bibliotecários, agentes de leitura, atendentes de bibliotecas, estudantes, educadores e público interessado, será realizado no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em www.cleobusatto.com.br

 

O evento oferece aos participantes uma reflexão sobre o texto literário. O ensino de como o mediador tem papel fundamental na formação do ser humano, a partir da subjetividade e da fantasia proporcionadas pela leitura também será abordado. O fórum contará com a participação de grandes nomes da literatura, como Luís Henrique Pellanda, Alicce Oliveira, Mari Inês Piekas e Marta Morais da Costa. A formação integra as metas estabelecidas para o Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura - PELLL.

 

“Estou feliz ao retornar para Paranavaí e encerrar satisfeita a segunda edição do De Caso com a Palavra. Tenho a certeza de que as oficinas realizadas pelo Paraná em 2016 e 2017 permitiram formarmos mediadores que tornem a literatura literária mais acessível e parte do cotidiano. Sinto que a nossa missão de formar atendentes qualificados que possam formar leitores mais conscientes continua e espero que possamos retornar para a região de Paranavaí em uma próxima edição”, conta Cléo Busatto. 

 

Após duas edições, mais de 190 cidades paranaenses foram impactadas com o projeto literário “De caso com a palavra: segunda edição”, de autoria da escritora Cleo Busatto. O projeto formou mais de 800 atendentes de bibliotecas, bibliotecários e mediadores de leitura da Rede de Bibliotecas Públicas do Paraná, das bibliotecas escolares, escolas do Paraná e de instituições da comunidade, beneficiando dez mil pessoas.

 

Durante o evento serão apresentados os três projetos mais significativos desenvolvidos por mediadores que participaram das oficinas.

 

Sobre Cléo Busatto – Cléo Busatto é uma artista da palavra. Autora de mais de 20 obras, entre literatura para crianças e jovens, teóricos sobre oralidade e CD-ROMs, que venderam em torno de 190 mil exemplares. Foi selecionada como finalista do Prêmio Jabuti 2016, o mais importante prêmio literário do Brasil, com a obra “A fofa do terceiro andar”. Catarinense radicada em Curitiba (PR), Cleo é Mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e pesquisadora transdisciplinar, formada pelo Centro de Educação Transdisciplinar (SP) - Cetrans.

 

Nos últimos cinco anos, como narradora oral, contou histórias para mais de 100 mil pessoas no Brasil e exterior, e como especialista e mediadora de projetos sobre oralidade, leitura e literatura, formou mais de 50 mil pessoas. Como escritora infantojuvenil é autora de A Fofa do Terceiro Andar, Mitologia dos 4 Elementos, Paiquerê, o paraíso dos Kaingang, O Florista e a Gata, entre outras obras. Mais informações no site: http://cleobusatto.com.br

 

PALESTRANTES

 

Alicce Oliveira

Idealizadora do Projeto “Contos do Mato”, aprovado pela FUNARTE/2009. Coordenadora do Projeto “CEJA um Contador de Histórias” em parceria com a SEDUC/MT (Secretaria de Estado de Educação). Seus espetáculos “Histórias Birutas e Batutas”; “Trecos e Cacarecos” e a oficina “Como Contar e Encantar com Histórias” foram apresentados em Cuiabá e cidades do interior de Mato Grosso. Outros Estados, também visitados foram: Roraima, Rondônia, Tocantins, Amazonas, Acre, Rio Grande do Sul, Pará e São Paulo. Participação em dois Festivais: IV Festival de Contadores de Histórias de Porto Alegre e I Encontro dos Contadores de Histórias da Amazônia.

 

Luís Henrique Pellanda

Escritor e jornalista é autor dos livros O macaco ornamental (contos, Bertrand Brasil, 2009), Nós passaremos em branco (crônicas, Arquipélago Editorial, 2011, finalista do Prêmio Jabuti 2012) e Asa de sereia (crônicas, Arquipélago Editorial, 2013, finalista do Prêmio Portugal Telecom 2014), e organizador dos dois volumes da antologia As melhores entrevistas do Rascunho (Arquipélago Editorial, 2010 e 2012). É cronista da Gazeta do Povo e ministra oficinas de crônica por todo o Brasil. Foi editor e idealizador do site de crônicas Vida Breve e subeditor do jornal literário Rascunho. Repórter, trabalhou nos jornais Gazeta do Povo e Primeira Hora. Seu último livro de crônicas, Detetive à deriva, foi lançado em agosto de 2016.

 

Mari Inês Piekas

Mestre em Artes Visuais (UDESC) participa como pesquisadora do grupo Imagem, Arte e Desenho na Escola. Em Curitiba, ministra aulas de desenho, pintura e ilustração. Seu trabalho artístico concentra-se principalmente na litografia, onde explora o preto e branco, desenhando em grandes formatos. Como ilustradora de literatura infanto juvenil e didática, já realizou trabalhos para as editoras Paulinas, FTD, Moderna, Martins Fontes, Paulus, Cortez, SM e Positivo, utilizando-se das técnicas tradicionais como grafite, aquarela, lápis de cor, pastel sêco, bico de pena e mista. Na ilustração científica, destaca-se com o livro “Plantas em Extinção no Estado do Paraná” e Menção Especial no IX Concurso de Ilustração Botânica Margaret Mee, Rio de Janeiro.

 

Marta Morais da Costa

Graduada em Letras pela UFPR, mestre e doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, ministra disciplinas sobre leitura, poesia, narrativas brasileiras, história do teatro e da dramaturgia brasileira no mestrado e doutorado em Estudos Literários da Universidade Federal do Paraná. Foi a idealizadora de programas como o Congresso Nacional de Leitura de Múltiplas Linguagens, e o Saberes – Congresso Paranaense de Leitura. Publicou uma série de artigos e capítulos de livros sobre temas como teatro, literatura infantil e leitura. Escreveu a peça Femina e, em 2006, publicou o livro Mapa do Mundo: Crônicas sobre Leitura, onde fala sobre formação de professores, teoria literária e contação de histórias.

 

 

Serviço

Projeto: Fórum “Efeitos e Afetos da Literatura” - “De Caso com a Palavra”

Quando: 5 de setembro, das 8h30 às 17h

Onde: Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa – Avenida Guaporé, 2080, Centro, Paranavaí, Paraná

Inscrições gratuitas em www.cleobusatto.com.br

 

Apoio: Copel

Realização: CLB Produções

Apoio Cultural: Biblioteca Pública do Paraná e Plano do Livro Leitura Literatura do Paraná (PELLL)

Incentivo: Secretaria da Cultura do Paraná e Paraná Incentivo à Cultura (Profice)

 

 

 



© COPYRIGHT 2017 - CNPJ: 76.977.768/0001-81 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.