KIQ: "Muitos dizem que são contra a corrupção, mas poucos estão dispostos a combatê-la"
CATEGORIA: COMUNICAÇÃO - 01 DE SETEMBRO 2017

  513
KIQ: "Muitos dizem que são contra a corrupção, mas poucos estão dispostos a combatê-la"

Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 1º de setembro, no Paço Municipal, a cerimônia de abertura da Semana da Pátria, que marca o início das comemorações dos 195 anos de Independência do Brasil. O evento reuniu representantes dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público, além de várias autoridades civis e militares, Guarda Municipal, atiradores do Tiro de Guerra, pelotão da Polícia Militar, estudantes e professores da rede municipal de ensino.

 

Representando o Poder Executivo, o prefeito KIQ chamou a população para uma reflexão sobre a corrupção. “Em um dia como hoje, vale destacar o intenso trabalho de combate à corrupção que vem sendo feito pelas instituições brasileiras. Quando vemos os famosos ‘colarinhos brancos’ tendo punição, sendo algemados e conduzidos para atrás das grades, temos a nossa esperança renovada e o sentimento de que o Brasil ainda tem jeito. A corrupção sempre vai existir. A diferença está em como agimos em cada situação. Muitos dizem da boca para fora que são contra a corrupção, mas poucos estão dispostos a pagar o preço de combatê-la. Acredito que, quem fecha os olhos para as irregularidades, é tão criminoso quanto quem as pratica”, apontou.

 

O prefeito ainda ressaltou que não aceita, em qualquer circunstância, o não cumprimento da lei. “Não está na minha concepção aceitar atitudes que vejo por aí na administração pública, como as que expressam condutas do tipo ‘isso não é comigo, assim é o sistema, assim é a estrutura, é assim mesmo’. Não, não e não! Os problemas que nos afetam são justamente advindos da ideia de que as coisas são mesmo assim, são sempre assim e não vão mudar! É possível fazer diferente, fazer mais, fazer melhor, se nos dedicarmos intensamente a servir a população, cuidarmos das pessoas e tratarmos do dinheiro público com responsabilidade. E estamos fazendo isso. Desde o meu primeiro dia como prefeito, a população é a razão maior de toda nossa administração”, enfatizou.

 

O presidente da Câmara, vereador José Galvão, se pronunciou em nome do Poder Legislativo. “Nesta Semana da Pátria, comemoramos um dos mais importantes acontecimentos históricos do nosso país. São 195 anos de Independência, que marcam o fim do domínio do império português e a conquista da autonomia política. Muitas pessoas tiveram suas vidas ceifadas lutando por este ideal. A democracia e a liberdade não vieram de graça. Este é um momento, não só de comemorar a Independência do Brasil, mas também de refletir sobre o que realmente significa ter um país independente. As famílias e as escolas têm um papel importante para influenciar os mais jovens ao resgate do amor à nossa bandeira, ao Hino Nacional e ao símbolo da pátria. E a principal ferramenta para alcançarmos este ideal é a educação. É na soma de todos os nossos saberes, de todas as nossas esperanças, de todas as nossas ações, que faremos com que o Brasil tenha um futuro com que sonhar”, discursou.

 

A cerimônia de abertura da Semana da Pátria contou ainda com o acendimento do fogo simbólico da Pátria, que foi conduzido pelo atleta Antônio Senra, e a apresentação da Orquestra de Sopros Paranavaí, responsável pela execução dos hinos Nacional e da Independência.

 

Desfile – Encerrando as comemorações da Semana da Pátria, no dia 7 de setembro, próxima quinta-feira, será realizado o tradicional Desfile Cívico na Rua Pernambuco, no trecho entre as Ruas Paraíba e Souza Naves, a partir das 8h. A Secretaria Municipal de Educação está prevendo a participação de mais de 45 instituições no desfile, entre escolas e outras entidades.

 

 

Confira o discurso do prefeito KIQ na íntegra:

 

“Em momentos de profunda crise, às vezes é difícil falar em patriotismo, mas o nosso amor pelo Brasil precisa ser maior do que qualquer problema. A cada escândalo divulgado, temos a impressão de que o buraco em que colocaram o nosso país não tem limites. Mas mesmo nos momentos mais difíceis, precisamos acreditar que dias melhores estão por vir.

Escândalos, crimes, mentiras e muita corrupção. Esses são os temas que estão 'na boca do povo'. O que fazer para mudar? Como reverter essa situação? Sem estabilidade desde a última eleição presidencial, ainda é possível acreditar que o Brasil tem jeito? Essas são perguntas frequentes e que causam temor a cada manhã.

Em um momento importante como hoje, quero dizer que o nosso amor ao Brasil precisa superar as más escolhas feitas no passado. Se tivemos experiências ruins com um modelo de governo, precisamos mudar e procurar novas alternativas. Isso foi demonstrado pelos municípios brasileiros nas eleições do ano passado, mostrando a verdadeira renovação.

Mas a nossa missão ainda está longe de terminar. Em 2018, teremos a oportunidade de eleger novos representantes em diversas esferas políticas. Como cidadãos, temos o dever de analisar o trabalho feito pelos políticos e decidir se eles merecem ou não ser a nossa confiança. Escolher quem será a nossa voz ativa no Governo do Estado e no Governo Federal é uma das mais importantes escolhas a serem feitas dentro do cenário político. Para continuar crescendo, tenho certeza que Paranavaí fará as escolhas corretas. O Brasil é imenso, cheio de potencialidades e com capacidade para retornar ao caminho do desenvolvimento.

Em um dia como hoje, vale destacar o intenso trabalho de combate à corrupção que vem sendo feito pelas instituições brasileiras. Quando vemos os famosos ‘colarinhos brancos’ tendo punição, sendo algemados e conduzidos para atrás das grades, temos a nossa esperança renovada e o sentimento de que o Brasil ainda tem jeito.

A corrupção sempre vai existir. A diferença está em como agimos em cada situação. Durante minha carreira de Delegado de Polícia, sempre prezei pelo cumprimento da lei, custe o que custar. Muitos dizem da boca para fora que são contra a corrupção, mas poucos estão dispostos a pagar o preço de combatê-la. Acredito que, quem fecha os olhos para as irregularidades, é tão criminoso quanto quem as pratica.

Sei que, na Prefeitura, estou cumprindo uma missão passageira. Quando o meu também como prefeito acabar, pegarei as minhas coisas e voltarei para a Delegacia. Quero voltar de cabeça erguida, com a missão cumprida e a certeza de que dei o meu melhor para o povo de Paranavaí.

Jamais aceitarei, em qualquer circunstância, o não cumprimento da lei. Quem acompanha o nosso trabalho pelas redes sociais, sabe do quanto estamos sofrendo para quebrar costumes e paradigmas antigos que estavam enraizados na prefeitura.

Quando assumi como prefeito de Paranavaí, no dia 1º de janeiro deste ano, disse algumas palavras que quero relembrar nessa cerimônia de hoje.

Sou um inconformado, um inquieto. A normalidade gera o comodismo, inibe iniciativas, mata os sonhos, enterra a esperança. Prefiro ser a metamorfose que impulsiona o agir, que cria caminhos, que rompe barreiras em favor do próximo. Não me interessa a normalidade, mas sim os desafios. Os desafios para fazer diferente, fazer bem, fazer melhor, muito além dos padrões ditos normais.

Não está na minha concepção aceitar atitudes que vejo por aí na administração pública, como as que expressam condutas do tipo "isso não é comigo, assim é o sistema, assim é a estrutura, é assim mesmo". Não, não e não! Os problemas que nos afetam são justamente advindos da ideia de que as coisas são mesmo assim, são sempre assim e não vão mudar!

É possível fazer diferente, fazer mais, fazer melhor, se nos dedicarmos intensamente a servir a população, cuidarmos das pessoas e tratarmos do dinheiro público com responsabilidade. E estamos fazendo isso. Fazemos porque não estamos assumindo um serviço público, mas sim iniciando uma missão com que sonhamos e que a população nos atribuiu – uma nova e diferente missão, que é conduzir a administração pública. Desde o meu primeiro dia como prefeito, a população é a razão maior de toda nossa administração.

Muito obrigado a todos!

Que Deus abençoe o Brasil e os Brasileiros!”

Galeria de Fotos





© COPYRIGHT 2017 - CNPJ: 76.977.768/0001-81 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.