UBS dos três Conjuntos leva nome de pecuarista e empresário que marcou história de Paranavaí
CATEGORIA: SAÚDE - 18 DE MAIO 2017

A administração municipal entrega nesta sexta-feira, dia 19, uma nova Unidade Básica de Saúde para a população: a UBS Ivo Pierin, construída no Conjunto Francisco Luiz de Assis (Jardim São Jorge). A nova UBS vai atender aproximadamente 4 mil  pessoas, integrantes das mais de 1.200 famílias que moram nos três conjuntos (Geraldo Felippe, Francisco Luiz de Assis e Luiz Lorenzetti). A inauguração do novo posto de saúde está marcada para às 14h.

A nova UBS vai receber o nome do pecuarista e empresário Ivo Pierin, uma personalidade que marcou a história de Paranavaí.

Natural da cidade da Lapa-PR, Ivo Pierin nasceu em 18 de maio de 1922. Não conseguiu concluir seus estudos quando criança, pois tinha que trabalhar para ajudar no sustento da família. Mudou-se em maio de 1949 para a cidade de Tamboara, onde construiu a segunda indústria de madeira da região. Foi um dos fundadores do Hospital Beneficente da cidade, em 1956, e ali residiu por 23 anos. Vereador de Tamboara por duas gestões, Pierin foi presidente da Câmara e recebeu o Título de Cidadão Honorário da cidade.

Comerciante, agricultor, pecuarista e empresário, veio morar em Paranavaí em meados de 1981, onde participou da fundação da primeira Santa Casa (construída no local onde hoje está edificada a Praça da Xícara). Foi doador de toda madeira para a construção do prédio da época.

Foi presidente da APAE, sócio Benemérito da Sociedade Rural de Paranavaí e, por ter sido rotariano, sempre atuou com destaque como colaborador de todas as entidades assistenciais da cidade.

Foi casado com Idalba de Abreu Pierin, teve quatro filhos, doze netos e cinco bisnetos. Morou por mais de 20 anos na Rua Rio Grande do Norte, 2.025 e faleceu em 15 de abril de 2013, aos 91anos de idade.

Para a construção da nova UBS foram investidos R$ 788.239,52 entre recursos repassados pelo Governo Federal e a contrapartida do município. O novo espaço tem aproximadamente 473 m² de construção (padrão de UBS porte II) que abrigam salas de acolhimento, acompanhamento da gestante e do bebê, consulta médica, consulta de enfermagem, consulta odontológica, curativos, dispensação de medicamentos básicos, exame preventivo, planejamento familiar, atendimento aos diversos grupos (idosos, crianças, adolescentes, hipertensos, diabéticos) e educação em saúde. O atendimento será feito por uma equipe composta de médico, enfermeira, técnica de enfermagem e sete Agentes Comunitários de Saúde (ACS), além dos estagiários e demais profissionais da Atenção Básica.