Farmácia Municipal vai voltar a atender em período integral dentro de 15 dias
CATEGORIA: SAÚDE - 07 DE ABRIL 2017

  401
Farmácia Municipal vai voltar a atender em período integral dentro de 15 dias

A secretária de Saúde de Paranavaí, Andréia Vilar, visitou nesta sexta-feira (7) a Farmácia Municipal e deu uma boa notícia à população que aguardava atendimento: dentro de no máximo 15 dias, a Farmácia vai voltar a atender em período integral, ficando aberta por pelo menos 8 horas, de segunda a sexta-feira. Isso será possível graças aos esforços do município para reestabelecer um convênio com o curso de Farmácia da Unipar.

 

“Hoje a Farmácia Municipal está atendendo das 11h às 17h, mas ninguém fica sem atendimento. O que acontece é que o cargo de farmacêutico na Prefeitura tem carga de 20 horas semanais, ou seja, 4 horas diárias. Para a manutenção da Farmácia aberta por 6 horas diárias, como vem ocorrendo, o município vem pagando 2 horas extras diárias para as duas farmacêuticas lotadas no setor. Verificamos a possibilidade de realização de um Teste Seletivo para a contratação de novos farmacêuticos, na intenção de resolver o problema com maior agilidade, porém, legalmente o Teste só pode ser realizado para contratação emergencial de servidor público na iminência de fechamento do serviço em razão de falta de profissionais, e este não é o caso, já que a Farmácia Municipal está funcionando normalmente, porém por 6 horas diárias”, explicou Andréia.

 

A secretária esclarece ainda que até agosto de 2016 a Farmácia Municipal funcionava por 9 horas diárias, abrindo às 8h e fechando às 17h. “Mas isto porque a Prefeitura mantinha um contrato de parceria com a Unipar para a manutenção dos serviços. Enquanto havia o convênio, o local se chamava Farmácia Escola Municipal e todo pessoal que realizava a dispensação dos medicamentos, inclusive farmacêuticos, eram contratados pela Unipar. Com o rompimento da parceria com a Unipar e a inexistência de profissional farmacêutico aprovado em concurso público, a Prefeitura ficou impedida de realizar o atendimento no horário integral”, enfatizou.

 

Atualmente, a Farmácia Municipal atende em média 400 pacientes por dia. “Com esse volume de pacientes e ainda a demanda de trabalhos internos sob a responsabilidade dos farmacêuticos para a garantia da manutenção dos estoques de medicamentos, estamos mantendo duas profissionais no setor trabalhando no mesmo turno de atendimento”, esclareceu a secretária. Para suprir a demanda, o município já contratou uma equipe de reforço, sendo 4 Atendentes de Farmácia e 7 estagiários do Curso de Farmácia, garantindo o atendimento durante o horário comercial.

 

Mas, segundo Andréia, o problema está muito próximo de ser solucionado. “Desde o primeiro dia de mandato, a administração vem buscando alternativas para solucionar o problema. Estamos com a negociação praticamente finalizada com a UNIPAR para o retorno da parceria. Além disso, estamos trabalhando na elaboração de um novo concurso público, com abertura de vagas para a contratação de novos farmacêuticos. Também já está tramitando na Câmara Municipal um Projeto de Lei que amplia (dobra) a carga horária das farmacêuticas que tiverem interesse. Todas estas medidas vão nos ajudar a aprimorar o atendimento à população”, afirmou.

 

Não faltam remédios – Respondendo a alguns boatos e falsas notícias espalhadas sobre a falta de medicamentos na Farmácia Municipal, a secretária de Saúde esclareceu que “os estoques de medicamentos que compõem a lista de fármacos dispensados pelo SUS estão dentro da normalidade. O que acontece é que alguns itens procurados pelos pacientes são oferecidos gratuitamente pelo Ministério da Saúde nas farmácias particulares conveniadas ao Programa ‘Aqui tem Farmácia Popular’. Estes medicamentos não estão sendo adquiridos e dispensados pela Farmácia Municipal, já que são facilmente encontrados nestas farmácias. Lembrando que existem 24 estabelecimentos deste tipo espalhados por Paranavaí. Além disso, por não adquirirmos estes medicamentos que já são disponibilizados nas farmácias da rede ‘Aqui tem Farmácia Popular’, estamos gerando economia para o município e adquirindo uma quantidade maior de outros fármacos que devem ser disponibilizados na Farmácia Municipal”, finalizou.

 

 

Galeria de Fotos





© COPYRIGHT 2017 - CNPJ: 76.977.768/0001-81 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.