Famílias que quiserem participar de programas sociais precisam estar no Cadastro Único
CATEGORIA: ASSISTÊNCIA SOCIAL - 28 DE MARçO 2017

  89
Famílias que quiserem participar de programas sociais precisam estar no Cadastro Único

A Secretaria Municipal de Assistência Social informa a toda a população que as famílias interessadas em participar de qualquer um dos principais programas e benefícios sociais, devem obrigatoriamente estar fazer parte do Cadastro Único. A inscrição no sistema pode ser feita nos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) durante o ano.

 

“O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica da população. Ele é também o principal instrumento para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas e benefícios sociais, das três esferas do governo”, explica a secretária de Assistência Social, Tasiane Cristina de Souza.

 

Podem se inscrever no Cadastro Único as famílias que possuem renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, famílias com renda mensal total de até três salários mínimos, ou com renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais.

 

Para se inscrever no Cadastro Único é necessário que o responsável pela família procure o CRAS mais próximo de sua residência para agendar um dia e hora para realizar a entrevista de cadastramento. No dia da entrevista o responsável pela família deverá ter em mãos um comprovante de residência, preferencialmente uma conta de luz, todos os documentos pessoais (certidão de nascimento ou casamento; RG; CPF; título de eleitor; carteira de trabalho) de todos os membros da família, e os comprovantes de renda da família.

 

A partir do momento em que a família se inscreve no Cadastro Único, ela se compromete a atualizar o cadastro sempre que houver mudança nas informações de sua família, ou no máximo, a cada dois anos caso não haja alterações nas informações da família.

 

Os principais programas e benefícios sociais que atendem as famílias inscritas no Cadastro Único são o Programa Bolsa Família; Tarifa Social de Energia Elétrica; Tarifa Social da Água; Programa Minha Casa Minha Vida; Programa Leite das Crianças; Programa Mais Leite das Crianças; Benefício de Prestação Continuada (BPC); Carteira do Idoso; Aposentadoria para Pessoas de Baixa Renda (INSS Donas de Casa); Telefone Popular; Isenção de Pagamento de Taxa de Inscrição em Concursos Públicos; e demais serviços assistenciais. “Sem a inscrição no Cadastro Único, a família não pode participar de nenhum desses programas e benefícios”, frisa a secretária.

 

 

Procure o CRAS mais próximo da sua casa para se inscrever no Cadastro Único:

 

CRAS Jardim Maringá

Rua Antônio Fachin, n 1051, Vila City -

Telefone: (44) 3902-1052

 

 

CRAS Jardim São Jorge

Rua Jatobá, s/n (próximo ao Cemitério Parque), Jardim São Jorge -

Telefone: (44) 3902-1027

 

 

CRAS Moema

Rua Albino Ferracini, n 1181, Jardim Simone -

Telefone: (44) 3902-1162

 

 

CRAS Vila Operária

Rua João Graff Schreiber, n 55, Vila Operária -

Telefone: (44) 3902-1053

 

 

CRAS Zona Leste

Avenida Tancredo Neves, n 4325, Jardim Guanabara -

Telefone: (44)3422-4575

 

 



© COPYRIGHT 2017 - CNPJ: 76.977.768/0001-81 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.