Supervisoras das escolas participam de lançamento do Projeto Televisando 2017
CATEGORIA: EDUCAÇÃO - 16 DE MARçO 2017

Supervisoras das escolas participam de lançamento do Projeto Televisando 2017

As supervisoras pedagógicas de todas as 19 escolas municipais, participaram nesta quinta-feira (16) do lançamento oficial do Televisando 2017. A coordenadora do projeto na região Noroeste, Luciane Travain, apresentou a proposta da nova edição, que vai levar para as salas de aula a conscientização de toda a comunidade escolar para uma mudança de hábito em prol de uma melhor qualidade de vida. Para 2017, o tema central do projeto será “Saúde: Viver bem, que mal tem?”. A partir daí serão trabalhadas três linhas: bem-estar, alimentação e prevenção.

A parceria entre o Instituto GRPCOM (Grupo Paranaense de Comunicação) e a Secretaria Municipal de Educação para a realização do projeto foi renovada no início de fevereiro. “O Televisando vem acontecendo em Paranavaí desde 2011 e a adesão das escolas está aumentando ano a ano. Em 2102, 95% das escolas adeririam ao projeto, mas apenas 22 professores se inscreveram para participar. No ano passado, a adesão das escolas municipais foi de 100% e 252 professores participaram com suas turmas. Esperamos repetir a marca de adesão total das escolas e continuar contribuindo para o desenvolvimento do senso crítico e da cidadania”, destaca Luciane.

O Televisando é um projeto que coloca reportagens veiculadas na televisão a serviço do professor, com objetivo de promover reflexão sobre diversos temas sociais relevantes.  O projeto trabalha com professores e estudantes do Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano) das escolas públicas municipais. Por três meses, reportagens são exibidas nos noticiários da RPC TV sobre a temática do projeto. Em sala de aula, acontecem os debates sobre os assuntos apresentados pelo jornalismo e, após discutirem o tema na escola e com as famílias, alunos e professores inscrevem os trabalhos no Concurso Cultural. Os alunos participam nas categorias Ilustrador Mirim e Cartunista Mirim, e os professores na categoria Prática Pedagógica. Os vencedores são premiados nas etapas municipal e estadual.

Professores capacitados – Para capacitar os professores a trabalhar com a metodologia do projeto, o Televisando oferece uma plataforma de ensino à distância exclusiva com 12 cursos, totalizando 178 horas de certificação. Parte dos cursos é voltada ao uso das tecnologias no ensino-aprendizagem e abordam temas como Políticas Públicas, Gestão e Avaliação de Projetos. O Televisando também disponibiliza oficinas presenciais, materiais de apoio e incentiva práticas pedagógicas com o uso das mídias na escola, com ações de divulgação nos canais de comunicação do projeto.