Secretária visita tribo de índios que estão em Paranavaí
CATEGORIA: ASSISTÊNCIA SOCIAL - 03 DE MARçO 2017

Secretária visita tribo de índios que estão em Paranavaí

Uma equipe da Secretaria de Assistência Social de Paranavaí, comandada pela secretária Tasiane de Souza, esteve na última quinta-feira, dia 02, em Guarapuava para buscar informações sobre como abordar os problemas dos índios que vivem em Paranavaí. Na ocasião, a equipe se reuniu com o antropólogo da Funai em Guarapuava, Cristopher Felipe Ramos.

Os coordenadores e técnicos aproveitaram a reunião para uma visita a aldeia Kaingang, em Manoel Ribas, já que os índios presentes em Paranavaí são daquela região.

“Nossa visita foi muito produtiva e nos ajudou a entender melhor como proceder com os índios. Precisamos respeitar a cultura e o modo de vida deles. Acreditamos que em breve teremos novas ações a serem executadas”, disse Tasiane.

Índios em Paranavaí – Cerca de 30 índios estão trabalhando e vivendo provisoriamente nas ruas da cidade. Depois de receber algumas denúncias, a Secretaria de Assistência Social, em parceria com diversos órgãos, entre eles a Funai (Fundação Nacional do Índio), iniciou estudos para entender de que forma é possível ajudar essas famílias, respeitando a questão cultural e os valores dos índios.

As famílias que estão em Paranavaí são naturais do município de Manoel Ribas, da terra indígena Ivaí, tribo Kaingang, visitada pela equipe da secretaria na última quinta-feira, dia 2. A secretaria formou um grupo de estudos para reflexão social da população indígena. Estão empenhados neste trabalho: FUNAI, UNESPAR, Conselho Tutelar, Escritório Regional da Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social, além da Secretaria Municipal de Assistência Social.